top of page

Upcycling … o lado A da reutilização

O Upcycling ou reutilização "para cima", também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos ou peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos.

Processo feito sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original. Quem contou tudo isso essa semana no Elas&Tal foi Alexandre Rezende sócio fundador da KitecoatTM. Uma empresa que tem como ponto de partida o upcycling onde reaproveita um kite “parado”, velho, rasgado ou em desuso, é transforma essa matéria prima da pipa em algo usável, onde ganhamos todos; o meio ambiente e nós, que perpetuamos aventuras em um produto concreto: uma jaqueta.

Imagem de divulgação no ig @KITECOAT

O Ale nos contou histórias incríveis que geraram o desejo imediato de sair velejando por aí ou mesmo de jaqueta nova sem medo de ser feliz.

“É possível que números se tornem ideias? Que nos façam olhar para o que gostamos de um jeito mais criativo? Vamos refletir: em média uma pipa de kitesurf tem um ciclo de vida útil de aproximadamente 300 horas de velejo.

E veja que coincidência: O número 300 também é um número importante para o tempo que o nylon leva para ser decomposto. Só que... 300 anos. Sim. 300 horas do nosso prazer de velejar equivalem a 300 anos para esse material degradar –se na natureza. Agora pense em quantas histórias um kite reúne em aproximadamente 300 horas de velejo.

Por quantos lugares passou, picos incríveis etc. Dias de muito vento, rajadas, decolagens e redecolagens. Quantos jumps e kiteloops . Imagine quantas fotos, vídeos, quantos uhuuus e wows! dos amigos. Pois é. Cada kite tem uma história. A sua própria história. E mesmo quando não se presta mais ao velejo, continua contendo em cada pedaço do nylon, cada costura, cada tala, roldana, linha; todos os acontecimentos por que passou.

A Kitecoat™ não é qualquer jaqueta. Ela é o resultado de todas as histórias, lugares, instantes que aquele kite passou. Com todos os seus donos, velejadores.


Imagem de divulgação no ig @KITECOAT

Ela é produzida a partir do nylon e de todos os aviamentos que são integralmente retirados do kite. Por isso, cada jaqueta é única; como peça de vestuário e como um diário vivo de recordações para quem o possui.

Hoje temos um novo consumidor, com valores, motivações, necessidades e novos hábitos. E atualmente o grande desafio das marcas é conhecê-lo e se juntar a ele em prol do planeta seja para proteger o clima, regenerar a natureza ou criar um mundo melhor para as futuras gerações.

Unindo Moda, design e esporte a marca e a concretização de que boas memórias podem ser a alma de um produto feito a partir do reuso.

Por Sâmara Merrighi

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page