top of page

O Natal chegou.



Família da Alessandra Marfara

O Natal está chegou e para muitas pessoas é a época mais gostosa do ano! As famílias se reúnem para decorar as árvores, cada enfeite tem uma história pra contar e que nos faz relembrar dos lindos momentos dessa data tão especial.


Em todo o mundo o espírito natalino é o mesmo mas cada país tem os costumes diferentes. E como podemos adequar a maior época de consumo do ano com a sustentabilidade e o meio ambiente? Nos EUA, por exemplo, as pessoas usam pinheiros de verdade como árvores de Natal.  Existem fazendas inteiras que vivem apenas disso, cultivando o ano todo  para que sejam vendidos nos dias que antecedem o Natal. Lá você pode escolher sua árvore e cortá-la diretamente do pé!


Depois são amarradas no topo dos carros e são levadas pra casa. Antigamente, depois do dia de Reis, elas eram jogadas no lixo. Hoje em dia os americanos já inventaram um jeito de dar um fim ecológico para elas. Muitas prefeituras criaram programas de doação dos pinheiros pós-festividades. Eles são encaminhados para o Departamento de Conservação Ambiental.

Após as doações as árvores são colocadas em lagos e rios formando um tipo de complexo aquático para milhares de animais que passam a usá-las como habitat natural, além de oxigenar a água ajudando na despoluição. Outras árvores viram adubo para os jardins das próprias cidades.

Alessandra Marfara

Já no Brasil a realidade é outra. O nosso clima não é favorável para o cultivo de pinheiros pois eles se adaptam melhor em temperaturas mais baixas. Por aqui alguns brasileiros se arriscam um pouco e compram pinheiros naturais plantados em vasos, mas o costume mesmo é usar árvores artificiais de diferentes cores, formas e tamanhos. Um jeito bacana que encontramos hoje em dia é a possibilidade de alugar árvores e seus enfeites. O serviço inclui a montagem e desmontagem da árvore, diminui o acúmulo de adornos e alivia aquele lugar no armário reservado para guardar a decoração o ano inteiro.


Além disso os enfeites podem ser diferentes e personalizados a cada ano! Você já tinha parado pra pensar em como a sua árvore de Natal pode beneficiar a natureza?



Alessandra Marfara e família

Que tal reinventar nossas tradições tirando partido da economia circular, reutilizando o que já existe ou simplesmente reciclando os pinheiros de Natal!?


Por Alessandra Marfara e Débora Mansur

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page