top of page

O grunge/xadrez está de volta!

Não há nada mais 1990 do que o xadrez, e como contamos aqui “Tendências de moda, comportamento e consumo para 2022”, o estilo gótico e o xadrez já eram previstos como tendências que voltariam com tudo conquistando públicos diversos.


Pinterest


Seu grande momento foi no início dos anos 90, mais precisamente em 1991, a banda Nirvana lançava o seu icônico álbum Nevermind e se formava como o grupo musical mais relevante do momento. O estilo daquele rock underground e meio punk do grupo liderado por Kurt Kobain tinha nome: grunge.


Pinterest

Ultrapassando paredes musicais, o grunge virou um lifestyle dos cool kids da época. E, claro, refletiu na moda. Calças folgadas, jeans rasgados, camisetas oversized de bandas e a icônica camisa de flanela (xadrez) eram quase um uniforme daqueles que se recusavam a seguir as tendências de moda pop do momento.


Pinterest

E após dois anos pandêmicos, em que o conforto e um pouco de melancolia marcaram nossa vida, faz todo o sentido que essa maneira de se vestir tenha sido resgatada por fashionistas.


Pinterest/Reprodução

Do vintage ao grunge e de Beverly Hills para o Instagram, a estampa xadrez é uma das favoritas da moda. As possibilidades são diversas, o que alegra ainda mais nossos corações.


As Patricinhas de Beverly Hills, 1995 (Pinterest/Reprodução)

Dior, outono-inverno 2019 (Foto: Reprodução)

A chegada da temporada outono inverno, também traz um pouco do estilo, as cores mais escuras e os tons mais sóbrios voltam com força total. O preto, o marrom e também o xadrez voltam a figurar nas vitrines das lojas e nas passarelas, trazendo de novo essa grande tendência dos anos 90.


Natalia Vodianova (Foto: Reprodução)

E claro que não poderia faltar no Fashion Week de Londres, que acaba hoje 22 de fevereiro, onde o estilista turco Bora Aksu misturou Renascimento e grunge para sua mais recente coleção de moda feminina. Aksu foi um dos primeiros a apresentar a criação de outono/inverno 2022, buscando inspiração na poetisa do século 14 Christine de Pizan para seus vestidos femininos e jaquetas sob medida.


Foto Fashion Week de Londres, coleção do estilista turco Bora Aksu (Reprodução)

A coleção se destaca ao trazer variedade de vestidos esvoaçantes em rosa, creme e diferentes tons de azul. Vestidos em tafetá e tule eram com babados, pregueados, em camadas, decorados com fitas pretas contrastantes ou com mangas bufantes. Tudo combinado com botas rosa estilo grunge e às vezes boinas.


E se você é do time all black, os looks monocromáticos estão dominando os guarda-roupas. Para as amantes dos estilos gótico e emo, podem comemorar, porque esse momento é de vocês.


Pinterest

Se você também estava com saudades das peças xadrez, pode tirar as suas do armário, pois elas também voltaram com tudo. E não só na moda, mas também nas decorações e em algumas tendências de beleza também. “Estampa xadrez”, “unhas xadrez”, “tapete xadrez” e “terno masculino xadrez”, e claro que nós amamos né?!


Pinterest


Gostou?

Compartilhe com os amigos.


Por Amanda Cristina



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page