top of page

Estilo pessoal: a importância do autoconhecimento para uma vida sustentável.

Atualizado: 23 de out. de 2022

Moda e estilo não são a mesma coisa. Existe uma grande diferença entre os dois, e a principal delas é que enquanto a moda fala para o coletivo e é mais abrangente, o estilo é individual, pois está ligado diretamente às nossas vivências, experiências e preferências. O estilo pessoal trata-se de como cada pessoa expressa sua personalidade através da moda e quando alinhamos o autoconhecimento com a sustentabilidade, estamos falando do famoso lifestyle (estilo de vida, em tradução livre).


Ser sustentável caiu nas graças das marcas e se tornou, além de uma escolha de vida, uma tendência para muitos considerada passageira. Mas a sustentabilidade e os atos conscientes estão ligados de forma direta ao estilo pessoal, visto que fazem parte do processo de autoconhecimento de cada indivíduo, seja nas escolhas dos alimentos ou das marcas de roupas que consomem. 


Não é de hoje que vemos um grande movimento por parte da indústria da moda questionando a efemeridade das tendências e priorizando a essência e os propósitos que fazem parte do estilo pessoal de cada consumidor. Muitas vezes, priorizamos seguir tendências para ser aceitos ou fazer parte de determinada tribo, que através das influências – como mencionamos em um texto anterior “quem te influencia?" – acaba uniformizando e determinando um padrão a ser seguido, o qual não se encaixa em grande parte das realidades do nosso país.


“As pessoas parecem precisar ao mesmo tempo ser sociáveis e individualistas e moda é uma forma pela qual esse complexo de desejos pode ser negociado.” – Georg Simmel


Você já parou para avaliar se alguma influencer de moda que você segue fala sobre o estilo pessoal? Ou até mesmo sobre a importância do autoconhecimento e da individualidade de cada ser? 


Quando buscamos ou passamos por um processo de autoconhecimento, determinamos tudo que nos leva a definir um estilo de vida, sendo ele sustentável ou não. É um estudo aprofundado e minucioso daquilo que somos e também daquilo que representamos, ou que almejamos representar. Ele é importantíssimo, porque nos permite compreender melhor quais são as nossas habilidades e capacidades, virtudes, valores, missão de vida e, também, o nosso propósito.


Atualmente, a sustentabilidade está ligada diretamente ao estilo pessoal, por ser um lifestyle único, exclusivo e autêntico. E a moda é um meio para expressarmos nossas crenças e valores, para afirmarmos quem somos e em que acreditamos. Moda é além de tudo um agente transformador, através dela nos manifestamos – assim como falamos em nosso texto anterior “A moda é política".


Selecionamos então 5 dicas para te ajudar no processo de autoconhecimento em busca do estilo pessoal alinhado a uma vida sustentável:


  1. O primeiro passo é buscar entender quem você é, o que busca e quais são suas aspirações, seus sonhos e propósitos na vida.

  2. Devemos entender que, o que faz bem ao outro nem sempre terá o mesmo efeito em nossa vida. Estamos falando aqui dos aspectos materiais e pessoais, isso ajudará no seu processo de identificação com a moda.

  3. Identifique as coisas que não te agradam. Às vezes, descobrimos interesses na falta do mesmo e a busca por uma vida sustentável também está ligada ao estudo. 

  4. Comece pelo básico. Pequenos atos e mudanças na rotina, seja ela na alimentação, nas escolhas de marcas e/ou influências que segue, já fazem uma grande diferença.

  5. Não tenha medo de ser quem você é! Use e abuse da moda que está ao seu alcance para se expressar e posicionar, sem medo dos julgamentos.

Somente quando desenvolvemos uma boa relação com nós mesmos, com nosso corpo, e com o ambiente em que estamos inseridos, é que iremos descobrir nosso estilo pessoal e como expressar nossa personalidade através da moda.


Por Amanda Souza e Ana Moraes

 

 

 

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page