top of page

Estádio Mercedes-Benz em Atlanta EUA.

Atualizado: 25 de fev. de 2022

Também conhecido como a casa do Atlanta Falcon, projetado pelo escritório de arquitetura HOK, ganhou em 2017 o título de estádio mais sustentável do mundo recebendo a certificação LEED Platinum. Esse prêmio é o nível mais alto de reconhecimento da arquitetura verde.4


Estádio Mercedes-Benz em Atlanta EUA.

É um complexo multiuso de 185 mil metros quadrados que além de ser renomado pela sustentabilidade é um modelo de inovação. Sua cobertura possui um sistema exclusivo de teto retrátil com oito painéis triangulares translúcidos que quando abertos criam a ilusão de um pássaro. Esse tipo de teto permite, quando o clima está favorável, que os jogos sejam feitos com a cobertura aberta.


Estádio Mercedes-Benz em Atlanta EUA.

No projeto de paisagismo diferenciado foram usadas plantas comestíveis. A chamada horta urbana tem produção de frutas como maçãs, mirtilos, morangos e proporciona oportunidades educacionais para estudantes de bairros vizinhos.

O complexo conta ainda com uma área verde de 50 mil metros quadrados onde a comunidade pode realizar eventos como feiras e pequenos festivais.


Foto ilustrativa

O deslocamento das pessoas que vão utilizar o estádio também é uma preocupação com o meio ambiente. No local existem carregadores para 48 carros elétricos, estações para aluguéis de bicicletas e três linhas de trem que conectam com a cidade.


O projeto também conta com uma solução para minimizar o uso da água, diminuir a iluminação artificial e a energia elétrica. Com o projeto de captação de água das chuvas, o estádio usa 47% a menos de água que um estádio normal. A iluminação é feita com lâmpadas e painéis de LED. O gasto de energia também é diminuída por conta dos quatro mil painéis fotovoltaicos, que combinados com o design funcional, conseguem suprir nove jogos do Atlanta Falcons.


A implementação de todas as estratégias de conservação e cuidado com o meio ambiente resulta em uma economia considerável ao longo da vida útil do edifício.


Se você tiver a chance, não deixe de marcar uma visita ao estádio. Além de admirar a arquitetura empoderada e inusitada, existem diferentes Tours que os visitantes podem fazer de acordo com o interesse de cada um, como o tour sobre a sustentabilidade, o tour da engenharia e arquitetura, o tour da tecnologia. É uma oportunidade para conhecer de perto as inúmeras qualificações dessa construção que é um maravilhoso exemplo da Arquitetura Verde.


a
Imagem feita pela arquiteta Alessandra

Por Alessandra Marfara e Débora Mansur Arquitetas à frente da Wabi home.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page