top of page

Empreendedorismo Feminino

No episódio desta semana do nosso podcast ELAS&TAL na Rádio CDLFM tivemos a honra de receber a queridíssima Flávia Presoti, falamos sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e como empreendedora, trazendo ainda exemplos como o Sebrae Delas que abre portas para conexões entre mulheres.



post Wabi 11-12-21


Olá ouvintes da CDL FM, sejam bem-vindos mais uma vez ao programa elas & tal! eu, Ale Alkmim e Sam Merrighi convidamos os ouvintes do nosso programa para circularem conosco pelo assunto de hoje: o empreendedorismo feminino. tema que falamos bastante em função do evento conexão delas do Sebrae Delas!


Ser empreendedora por si só já é mais que uma atitude, é um estilo de vida, não é só sobre quem empreende um negócio e sim sobre quem empreende a si mesma! é sobre aprender a se bancar emocionalmente, é sobre desenvolver recursos emocionais suficientes para tomar decisões por si mesma, é sobre desenvolver auto liderança, autoconsciência, autoconfiança e auto responsabilidade, tendo total controle sobre sua jornada.


Por tudo isso a nossa conversa de hoje traz uma convidada muito especial: Flávia Presoti que tem graduação em comunicação social, habilitação em jornalismo, proprietária e fundadora da Presoti comunicação, agência de comunicação corporativa com 25 anos de mercado, atuação de norte a sul do brasil com clientes de diversos segmentos, sendo saúde e educação carro chefe da empresa. além de tudo isso é especialista em gestão de crise de imagem e colega nossa como diretora do conselho de mulheres empreendedoras da ACminas.


Como você tem percebido essa mudança nas grandes e pequenas empresas?

Percebo que ainda estamos vivenciando uma realidade distante dos homens no mercado de trabalho. Estou a 25 anos no mercado e podemos perceber no nosso dia a dia como existem diferenças gritantes entre a mulher e o homem, apesar de algumas empresas trazerem discursos de que as mulheres tem a mesma relevância no ambiente de trabalho, o que eu particularmente percebo ainda não é realidade 100%.

Muitas pequenas empresas são geridas por mulheres que dão oportunidades para outras mulheres. Mas ainda temos um grande caminho a percorrer.


Nós somos a revolução. É isso mesmo que podemos esperar do futuro?

O futuro é agora, não podemos esperar as coisas modificarem para agir. Temos que agir agora, nós somos a revolução e ela passa por nós neste momento.


"O futuro é agora"


Flávia Presoti


Qual o recado que você deixaria para as mulheres empreendedoras que nos ouvem agora?

A gente escuta muito no mercado 'faça com muito amor' mas o primeiro recado que eu tenho para deixar é que ninguém vive só por paixão. Os negócios criados apenas por paixão são raros exemplos que prosperaram, é preciso sim ter amor pelo o que você gosta, mas só isso não basta. Então o principal é o planejamento, estudar muito o problema e a solução e busca a troca de experiências para enxergar o que funciona e não. Comece pelo simples, pelos seus contatos de whatsApp, busque suas conexões, para conseguir pensar fora da caixinha.


Gostaram?! Então fiquem ligados aqui no nosso programa! toda semana um convidado e uma nova economia.


O conteúdo completo vocês poderão acessar nas plataformas digitais da CDL FM no spotify e nas redes sociais da Ale Alkmim, da WABI e da CDL FM.


Lembrem-se: Empreendedorismo não é tendência e sim garantia de futuro. e não duvide do futuro, ele será instável, imprevisível, inteligente, inédito, feminino e circular.


Sugestão de livro: FLUA - Luvio Lamarque


por Amanda Cristina, Alessandra Alkmim e Sâmara Merrighi



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page