top of page

Descubra o tecido ideal para você.

Você costuma ficar perdida na hora das compras e não sabe escolher as roupas com o tecido ideal para você? Na matéria de hoje vou te explicar como fazer compras mais assertivas escolhendo o tecido certo!


Para isso, tenho que te explicar sobre as fibras têxteis. Fibra têxtil é a matéria-prima a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. Existem 3 tipos de fibras: naturais, sintéticas e artificiais.


As fibras têxteis (Florisa Tinturaria)

1. Fibras Naturais

  • Vantagens: Toque agradável, mais frescos, confortáveis, resistentes, mais duráveis, qualidade maior.

  • Desvantagens: amarrotam fácil, podem desbotar com tempo, molham com o suor, podem encolher.


2. Fibras Sintéticas

  • Vantagens: Fácil manutenção, secam rápido, não amassam, mais acessível, resistentes e não desbotam.

  • Desvantagens: Podem causar odor nas roupas, queimam fácil, poluente e esquentam muito no calor.


3. Fibras artificiais

  • Vantagens: Resistentes, absorve umidade, toque sedoso, confortável e seca rápido.

  • Desvantagens: Amarrotam, desbotam, queimam fácil e podem encolher.


Como saber sobre as fibras têxteis vai te ajudar a saber escolher as roupas?


Na hora de comprar ou escolher uma roupa para usar, olhe a etiqueta de composição da roupa e veja qual fibra tem mais porcentagem naquele tecido! Assim você vai saber se aquela roupa é mais fresquinha ou mais quente, se ela amarrota fácil ou não, entre muitas outras coisas!


Por exemplo, uma camisa 100% algodão é uma camisa toda composta por fibra natural. Então você vai saber que ela é mais fresca, tem toque agradável e é confortável, porém amassa fácil. Agora se for uma camisa que tem 80% algodão e 20% poliéster (fibra sintética), ainda vai ser uma camisa fresca porque a maior porcentagem é de algodão, mas não vai amarrotar tanto igual uma que é 100% algodão!


Não existe resposta errada quando o assunto é escolher tecido, tudo depende da sua rotina e do que você prefere. Se você é uma pessoa mais prática e que não gosta de jeito nenhum de passar roupas, você vai preferir roupas com fibras sintéticas. Mas saiba que elas tendem a esquentar muito no calor e podem causar odor se você suar muito.


Agora se você é uma pessoa mais calorenta, você vai preferir tecidos com fibras naturais. Mas saiba que esses tecidos precisam de mais manutenção e mais cuidados. Então a pergunta que fica é: qual problema você quer ter? Todas fibras tem suas vantagens e desvantagens, você deve escolher qual seria a desvantagem mais tranquila para você!


Espero que essa matéria tenha te ajudado, não se esqueça de compartilhar com todas suas amigas! Um beijo e até a próxima!


Por Cristieley Sales


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page