
Decoração vintage ou retrô?
Uma onda de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força pelo mundo. A decoração da sua casa não poderia ficar fora dessa! Como dissemos no texto anterior a mistura de estilos acaba sendo uma alternativa muito utilizada nos ambientes, proporcionando um visual marcante e único.

Muitas pessoas adoram peças vintage ou retrô para rememorar épocas antigas. Esses estilos casam muito bem em uma atmosfera contemporânea e moderna.
Mas nem todo mundo sabe qual diferença dessas duas tendências.
O termo Vintage é usado para denominar algo realmente antigo e clássico. São aqueles móveis da vovó, herdados de geração em geração ou encontrados em antiquários. Estes objetos são de alto valor por serem originais da época e são reconhecidas por sua resistência.

O retrô, por sua vez, são peças novas, confeccionadas atualmente mas seu design é inspirado em épocas passadas. As principais referências para essa releitura são os anos de 1950 e 1960. Eletrodomésticos coloridos, móveis com pés palito, máquinas de escrever e toca discos novos, são alguns objetos característicos do retrô. É um produto recente com a carinha antiga!

Não é tão difícil assim incorporar esses dois estilos na decoração, para isso basta escolher algumas peças chaves e mesclar os itens novos com os objetos antigos. Por exemplo na cozinha você pode juntar uma geladeira retrô, algum detalhe na parede com azulejos antigos e um cooktop que é moderno. Este tipo de mistura de estilos traz exclusividade, personalidade e sofisticação aos ambientes.

Além de ser tendência no Design, essa mistura do antigo com o novo coloca em prática a Economia circular que é um conceito que a gente sempre preza na Wabi!
Por Alessandra Marfara e Débora Mansur