top of page

A vida mudando a Arquitetura

Com a preocupação ambiental tão evidente nos dias de hoje, a construção perfeita visando um menor impacto possível e sustentável tornou-se uma prioridade. Os arquitetos e engenheiros se veem desafiados a buscar novas tecnologias e materiais que podem ajudar nessa demanda em ascensão.

Pinterest

Quando deparamos com prédios que se destacam pela quantidade exuberante de plantas espalhadas em suas fachadas, não imaginamos que essa atribuição vai além da estética. Essas paredes externas verdes funcionam como um respiro urbano. Alguns desses edifícios são verdadeiras florestas no meio da cidade e chegam a produzir 60 kg de oxigênio por dia.


Esses enormes jardins diminuem o impacto ambiental da área e melhoram a qualidade de vida da população local. Um excelente exemplo que podemos mostrar é o edifício comercial Kö-Bogen II, em Düsseldorf na Alemanha, que é conhecido por ter a maior fachada verde da Europa.

Pinterest

A construção redesenhou o centro da cidade. A fachada, que tem mais de 30 mil plantas, marca o projeto sustentável que foi planejado para ter um diálogo com as edificações vizinhas e com o parque Holfagarten situado no centro da cidade. A nova edificação é baixa e não obstrui nenhum prédio do entorno criando um diálogo inteligente e harmônico entre eles e o parque. O volume irregular do prédio sugere uma ideia de montanha urbana, dando a sensação que a área verde do parque Holfgarten se estendeu até a edificação. A cobertura inclinada e gramada convida as pessoas que passam por lá a descansar, tomar sol e relaxar, apropriando-se do espaço. Esse verde reduz o efeito de ilha de calor da cidade e ajuda a limpar e umidificar o ar.

Pinterest

Esse exemplo nos prova mais uma vez que a vida está mudando a arquitetura, pois cada vez mais os projetos são inovadores e assertivos!


Por Alessandra Marfara e Débora Mansur Arquitetas à frente da Wabi home.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page